quinta-feira, 4 de julho de 2013

COPA É BOM, OLIMPÍADA É BOM.


Antes de colocar a culpa nos eventos, melhor colocar a cabeça no lugar. Ter Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil é maravilhoso. Atrai turistas, investimentos, obras, empregos, novas perspectivas para todos. Também atrai nosso olhar para as mazelas nacionais, atrai nosso espírito cívico, nossa revolta com a incompetência e a desonestidade dos que nos governam.
Copa do Mundo e Olimpíadas mexem com tudo. Se não fôssem elas, não enxergaríamos com tanta nitidez os contrastes entre estádios e serviços públicos, não teríamos a certeza de que dinheiro pra fazer grandes obras (quando há vontade política) existe, não teríamos o impulso necessário pra vomitar nossa indignação contra os que nos pilham com o inchaço da máquina pública, nos embromam com maquiagens contábeis e discursos requentados, nos chantageiam com migalhas oferecidas em troca de votos.
Quando alguém maldiz Copa e Olimpíadas, fico zangado. Benditos sejam esses eventos. Que aconteçam seguros, bonitos e festivos, como o mundo espera de tudo o que se faz no Brasil. É tolice não apoiá-los, boicotá-los, desperdiçar o sacrifício do plantio detonando tudo na hora da colheita. Assim como é estúpido não aproveitar o ensejo pra fazer uma faxina profunda na classe política, e obrigar os que há tantos anos nos ignoram a sair da zona de conforto, arregaçar as mangas, e nos dar a qualidade de vida que merecemos, minimanente compatível com a absurda carga de impostos que suportamos.
A bola está na marca do pênalti. Ano que vem tem Copa e eleição. Momento imperdível pra marcarmos um golaço na recepção dos que vêm nos visitar, dar um chute na bunda dos politiqueiros-mensaleiros-bandalheiros de plantão, e correr pro abraço com o alto astral que nos diferencia, cantando o Hino Nacional como nunca antes na história deste país.


2 comentários: