quinta-feira, 11 de julho de 2013

A QUEM INTERESSA BATER NA MÍDIA?

Pra começar, blog é mídia, facebook, twitter, cartaz de passeata, estampa de camiseta, e por aí vai, tudo é mídia. Imagino, então, que os que atacam indiscriminadamente a mídia se refiram à chamada "mídia de massa", ou simplesmente "grande". São as pessoas que, em considerável número, compartilham o que lhes chega às mãos sem checar a veracidade de fontes e fotos, os que não têm tempo de se aprofundar e/ou, de tão revoltados com tudo, primeiro atiram, e depois perguntam. Talvez nem chegando a perguntar, na pressa em gerar um novo post e conquistar preciosos likes.


A mídia (grande ou pequena) tem falhas, sim, como tudo o que é humano. Às vezes se precipita, às vezes edita mal, às vezes coloca um viés pessoal na notícia. Quando escrevo este texto, por exemplo, manifesto minha visão a partir de convicções e experiências pessoais. Por que deveria esperar que jornalistas fôssem imunes à subjetividade? Ou por que deveria acreditar que o que se espalha na internet é verdadeiro? Há sempre uma dose de opinião em tudo o que se expressa. Nada é 100% objetivo desde que o mundo existe. Mas prefiro mil vezes aplicar minha análise crítica ao que dizem jornalistas bem preparados e com acesso a fontes bem informadas, do que ao caldeirão raso e inconsequente que ferve na web.


A internet, sob a falsa capa de ingenuidade em que se abriga, está corrompida por opiniões compradas, depoimentos encomendados e uma infinidade de aberrações que circulam, como gangues de delinquentes, à procura de inocentes úteis. Ali se pratica um "jornalismo"sem princípios, onde cada um diz o que quer sobre o que for, sem qualquer responsabilidade.
Quando vejo a mídia, a imprensa, o jornalismo em geral sendo apedrejados, imagino quem os considera inimigos. Geralmente são os ditadores, os corruptos, os que não querem ter suas fraudes, fragilidades e incoerências expostas ao público. E penso que, sem a chamada "GRANDE MÍDIA", estaríamos totalmente vulneráveis às manobras do poder, sem saber de maracutaias, sem ter noção do quanto somos roubados, sem sequer a percepção do quanto estaríamos privados de nossa liberdade e cidadania.
O sonho dos desonestos é controlar a mídia, pra seguirem seu caminho de bandidagem sem obstáculos. Portanto, antes de jogar pedra na mídia, é bom pensar em quem está torcendo pra ver o circo pegar fogo. Assim como é bom lembrar que, graças à tecnologia, todos nos tornamos mídia, e em algum lugar, alguém mal-intencionado, também tenta nos controlar.
Pra encerrar, o quadrinho acima, com a foto de Richard Nixon, foi buscado no Google. Não tenho certeza de que a frase "o inimigo é a imprensa" foi dita por ele. Mas não tenho nenhuma dúvida de que, no auge de Watergate, isso lhe passou pela cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário